Células tumorais expostas à “Quinta Sinfonia”, de Beethoven, perderam tamanho ou morreram

Fonte_oGlobo

Mesmo quem não costuma escutar música clássica já ouviu, numerosas vezes, o primeiro movimento da “Quinta Sinfonia” de Ludwig van Beethoven. O “pam-pam-pam-pam” que abre uma das mais famosas composições da História, descobriu-se agora, seria capaz de matar células tumorais – em testes de laboratório. Uma pesquisa do Programa de Oncobiologia da UFRJ expôs uma cultura de células MCF-7, ligadas ao câncer de mama, à meia hora da obra. Um em cada cinco delas morreu, numa experiência que abre um nova frente contra a doença, por meio de timbres e frequências.

A estratégia, que parece estranha à primeira vista, busca encontrar formas mais eficientes e menos tóxicas de combater o câncer: em vez de radioterapia, um dia seria possível pensar no uso de frequências sonoras. O estudo inovou ao usar a musicoterapia fora do tratamento de distúrbios emocionais.

– Esta terapia costuma ser adotada em doenças ligadas a problemas psicológicos, situações que envolvam um componente emocional. Mostramos que, além disso, a música produz um efeito direto sobre as células do nosso organismo – ressalta Márcia Capella, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, coordenadora do estudo.

Clique aqui para ouvir a Quinta Sinfonia

O IRONICO DESSA HISTÓRIA É QUE ESSA MÚSICA ERA TEMA DOS PROGRAMAS DO PRONA, PARTIDO DO FINADO ENÉAS, QUE MORREU EXATAMENTE DE… CÂNCER!


Anúncios

Um comentário sobre “Células tumorais expostas à “Quinta Sinfonia”, de Beethoven, perderam tamanho ou morreram

  1. ////que legal, frequências sonoras sempre fizeram parte do cenário da vida e matar celulas cancerígenas com musica, é simplesmente o “milagre”. Quimioterapias, radioterapias, aff…ninguem merece!!! Acho que Enéas morreu porque só usava a musica pra dar impacto à sua aparição e não sabia que podia usar pra se curar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s