Curiosidades sobre Jaspion

Jaspion é até hoje o tokusatsu mais querido pelos brasileiros, não adianta discutir. VacaNerd mata suas saudades de nerd véio com um post sobre o grande herói que pilotava o GIGANTE GUERREIRO DAILEON!

1 – O nome original da série é Kyoju Tokuso Jasupion, e pode ser traduzido como Investigador de Monstros Juspion. No Brasil, o nome dado foi “O Fantástico Jaspion”.

2 – A série é um tokusatsu que faz parte do gênero Metal Heroes. Basicamente, o conceito era de heróis vestindo armaduras metálicas e pilotando veículos e naves, enfrentando um império do mal.

3 – A nome dado no Japão ao protagonista, Juspion, é a junção das palavras Justice e Champion.

4 – Jaspion fez um enorme sucesso no Brasil, mas o mesmo não aconteceu no Japão.

5 – Além da Manchete, as emissoras que transmitiram a série foram: Record, CNT/Gazeta, Ulbra Tv e Rede Meio Norte.

6 – Foi a série que abriu as portas para os tokusatsus no Brasil.

7 – Satan Goss é claramente inspirado em Darth Vader.

8 – O nome original de Satan Goss era Satan Gorth.

9 – O nome da música de Daileon, que muitos no Brasil conhecem por “O cara tossiu”, é Chou Wakusei Sentou Hokan Daileon. Ela é cantada por Akira Kushida. A letra dela é a seguinte

Oo Galaxy Oo Galaxy/Oo kagayaku atsuki yuushi
Koori no wakusei Magma no wakusei/Tobikoete/Jaaku no takurami nigashi wa shinai zo/Engine Kuru Power

Yume to bouken oimotome/Otoko hitori no dapi wo yuku/Daileon Daileon/Chou Wakusei Sentou Bokan Daileon

Oo Galaxy Oo Galaxy/Oo heiwa wo tsugeru tsubasa/Hagane no wakusei Garasu no wakusei/Kirinukete

Seigi no chikara wo Shirasete yarun da/Cosmic Kura shu/Ai to yuuki wo mune ni kime

Asu no jiyuu wo mamorinuku/Daileon Daileon/Chou Wakusei Sentou Bokan Daileon

Yume to bouken oimotome/Otoko hitori no dapi wo yuku/Daileon Daileon/Chou Wakusei Sentou Bokan Daileon

10 – Jaspion deu várias surras na Rede Globo em audiência, o que a deixava desesperada. A emissora foi uma das que recusaram exibir o seriado, achando que a aceitação entre o público brasileiro seria pequena.

11 – O dublador brasileiro do protagonista, Carlos Takeshi, tem ascendência japonesa. Você deve se lembrar dele vendendo produtos no Infoshop e no Shoptime. Ele participou de várias novelas da Rede Globo, como A Viagem, Rei do Gado e Belíssima. Dublou também Change Griffon em Changeman, Tremi de Sagitta em Cavaleiros do Zodíaco.  Por fim, participou de projetos educativos, como Telecurso 2000 e apresentava um programa de curiosidades científicas na Cultura no começo dos anos 90.

12 – Hikaru Kurosaki, o intérprete de Jaspion, começou sua carreira como dublê.

13 – Apesar de ter sido dublê, ele não usou a armadura do Jaspion nenhuma vez.14 – Hikaru largou a carreira artística e hoje trabalha como instrutor de mergulho.

15 – A Manchete demorou anos para apresentar o episódio final da série, deixando os fãs frustrados.16 – A armadura de Jaspion se chamava originalmente Metaltec Suit, mas no Brasil, o nome foi mudado para Traje Metaltex.

17 – Existem apenas dois Trajes Metaltex no universo:um usado por Jaspion e outro por Macgaren.

18 – O metal do qual é feito os Trajes Metaltex se chama Ejinium.19 – Entre os poderes da armadura de Jaspion estão: ativa-la apenas com o pensamento, super velocidade, super força, e o sensor óptico, que dá visão raio-x, pode enxergar a longas distâncias e permite ver inimigos invisíveis.

20 – A principal arma de Jaspion é a Spadium Laser, que originalmente se chamava Plasma Blazer Sword. Seu golpe especial é o Cosmic Laser, no Japão chamado Cosmic Harley.

21 – A outra arma do arsenal de Jaspion é a pistola Turbo Magnum (originalmente Beam Scanner Gun), que tem o poder dos seus tiros laser ligados diretamente a força de vontade de quem a utiliza.

22 – A seu dispor, Jaspion tinha os seguinte veículos: um carro (um Mazda RX7), a Allan Moto Space (originalmente Iron Wolf), o Gaibin, que podia se dividir no Gaibin Tanque e no Gaibin Jet, além é claro da nave Daileon, que se transformava no Gigante Guerreiro Daileon.

23 – Os golpes de Daileon eram: Daileon Kick, Punch Daileon, Libertar Raio Cósmico, Golpe Daileon e Daileon Laser. No ultimo episódio, após o Pássaro Dourado se tornar uma espada de ouro para ajudar o gigante, ele usa o golpe Daileon Cosmic Laser.

24 – A série teve 46 episódios.25 – Macgaren originalmente se chamava Maddo garanto ou Mad Galant.

26 – Juldbooma era o veículo parecido com um besouro que Macgaren pilotava.

27 – O cabelo de Jaspion foi mudado várias vezes durante a série, a fim de aumentar a aceitação dele junto ao publico japonês, que não era muito grande.28 – Jaspion teve histórias em quadrinhos publicadas no Brasil pela Ebal. Foi publicado também pela Abril, que acabou cancelando a revista, e colocou suas histórias na Heróis da TV.

29 – Spielvan era chamado aqui de Jaspion 2.

30 – Anri, a ajudante de Jaspion, por ser androide, era imune aos poderes mágicos de Kilza e sua irmã Kilmaza.

31 –A bruxa Kilza apareceu pela primeira vez na série, com a missão de trazer de volta a vida Macgaren. Ela vive na memória de muitos nerds, que morriam de medos das palavras que ela proferia repetidamente para lançar seus feitiços: Berebekan Katabanda KIKERÁ!32 – O eremita e cientista Edin acredita que Jaspion seja o herói citado nas escrituras da Bíblia Galática, que derrotaria Satan Goss quando ele voltasse para tentar dominar o universo. Ele o criou, após achá-lo nos destroços de uma nave que havia caído em seu planeta, e o cria para cumprir seu destino. Também criou todos os equipamentos utilizados pelo herói.

33 – Edin sacrifica sua vida para ajudar Jaspion em sua batalha final contra Satan Goss.34 – Satan Goss foi criado a partir de todas as energias negativas do universo.

35 – Durante toda a série, acredita-se que Macgaren seja filho de Satan Goss, mas sua origem é a mesma do vilão, sendo produto das energias negativas do universo.

36 – Satan Goss tem duas formas: na primeira, parece Darth Vader e na segunda, parece um monstro a lá Chutulu.

37 – Um dos maiores aliados de Jaspion era Boomerman, que lutava usando dois bumerangues e tinha a técnica Cross Cutter.

38 – O bebê alienígena Myia, era algo parecido com um Teletubbie, após salvar Jaspion e Anri, vira companheira de viagem deles. Não é bem aceita entre os fãs da série.

39 –  O Pássaro Dourado é o deus que protege o universo e todas os sentimentos bons, e é provavelmente, o único ser que causa temor em Satan Goss. Ele ajuda Jaspion algumas vezes durante a série, salvando o da morte. Se divide em cinco partes, divididas entre cinco crianças de coração puro, e se manifesta quando as elas se juntam, na batalha final contra Satan Goss, se tornando uma espada para Daileon.

40 – Os Quadridemos eram Purima, Gyoru, Iki e Zampa.

41 – Os cinco ninjas espaciais eram Ka (fogo), Fuu (vento), Do (terra), Moku (madeira) e Sui (água).

42 – Tarzã Galático é a criança que ajuda Jaspion na luta final contra Satan Goss. Seu choro paralisa o vilão. Assim como o protagonista, perdeu os pais em um acidente com a nave onde viajavam e foi mandado a terra para poder se salvar, em uma cápsula de escape. Jaspion ao final da série, o adota e cria como irmão. 43 – O ator Junichi Haruta, que intepreta Macgaren, sempre dispensou dublês. Participou de vários tokusatsus, tais como Solbrain, Google V, Cybercops e Jiraya.

44 – Sempre que Satan Goss aparecia, o narrador dizia “Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis”.

45 – Os pai de Jaspion se chamavam Kerly e Hanna.

FONTE: http://vacanerd.com.br/45-curiosidades-e-fatos-para-relembrar-jaspion/#sthash.4emJdxx7.dpuf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s