Se semáforos são um problema que tal acabar com eles?

CROQUE SEM SEMAFORO

 

Calma, não estamos falando aqui em acabar com todos os semáforos da cidade. A proposta é apenas acabar com os semáforos na canaleta do biarticulado.

Antes de iniciar a explicação alguns esclarecimentos para quem não é de Curitiba: Canaleta é o nome dado aos corredores exclusivos de ônibus da capital paranaense. São no mesmo nível das demais ruas mas fisicamente segregadas. O biarticulado é o BRT (bus rapid transit) de Curitiba, um ônibus como o próprio nome diz, com duas articulações, e que trafega pelas tais canaletas.

Bom, para facilitar o entendimento da ideia, vide o croqui acima, representando uma área de cruzamento das pistas rápidas de carros com a canaleta, que em geral são margeadas por pistas de tráfego lento.

1 – Os semáforos seriam eliminados em todas as pistas do cruzamento. Nas pistas rápidas (setas amarelas) seriam implantadas caixas de pare. Assim, o carro que vem por esta pista para antes do cruzamento com a canaleta (seta vermelha) e pode atravessá-la sempre que nenhum ônibus estiver próximo. Se algum ônibus estiver passando basta aguardar e atravessar a via assim que possível. Espelhos posicionados nestas áreas poderiam ser instalados para que os motoristas possam ver com mais facilidade a aproximação do biarticulado.

2 – Apenas a canaleta do biarticulado teria a preferência. Quem trafega pela pista lenta (setas azuis) dá preferência para quem vem pela pista rápida. Vale ressaltar que a função da pista lenta é permitir apenas o acesso local a moradores e clientes da região.

3 – Nas vias rápidas seriam instaladas, antes do cruzamento com a canaleta, lombadas ou travessias elevadas. Tais redutores forçam o motorista a diminuir a velocidade antes de chegar ao cruzamento e dão segurança não só a estes mas também para os pedestres.

4 – Lombadas seriam instaladas também na canaleta. Isso faz com que o ônibus também perca velocidade, permitindo um tempo maior de reação do motorista que deseja cruzar a via exclusiva do biarticulado.

Vantagens:

  • O ônibus biarticulado não para mais em cruzamentos. Nestas áreas ele apenas diminui a velocidade forçado pela lombada. Com isso ele consegue chegar mais rápido ao seu destino, beneficiando o usuário deste modal.
  • Os carros particulares param apenas quando tem ônibus cruzando a canaleta, ou seja, apenas quando necessário. Na maior parte do tempo o trânsito fica livre. O cruzamento se assemelharia aos de via férrea.
  • O pedestre também se beneficiaria, já que há uma redução da velocidade dos ônibus e demais veículos pelas lombadas instaladas, diminuindo os atropelamentos e a gravidade destes caso ocorram.
  • A implantação deste sistema é muito menos onerosa aos cofres públicos, já que não há necessidade de aquisição de semáforos ou outros sistemas tecnológicos de controle de tráfego. O transito fluiria mesmo quando da falta de energia elétrica na região, algo comum em dias de chuva em Curitiba.

Como sugestão para teste da efetividade deste sistema sugerimos a instalação em cruzamentos com trafego menor ou em pontos com menos linhas de biarticulado utilizando a canaleta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s