Vereadores aprovam compra de terreno para novo Museu de História Natural de Curitiba

Curitiba deu mais alguns passos nesta semana para ganhar um novo museu: o Museu de História Natural, ao lado do Jardim Botânico. Vereadores da cidade aprovaram ontem (17) a compra, por permuta, de um terreno ao lado do parque, às margens da Linha Verde.

A ideia é que a área de 4.800 metros quadrados reúna acervos da UFPR (Universidade Federal do Paraná), do atual Museu de História Natural, no Capão da Imbuia, e do Museu Botânico Gerdt Hatschbach. A proposta da UFPR e da prefeitura é criar um grande museu nos moldes dos americanos de Nova York e Washington, e fazer da Linha Verde um eixo de conhecimento e tecnologia.

O novo Museu de História Natural de Curitiba pretende ser o maior do país, e quer garantir o acesso da comunidade aos acervos e ao conhecimento científico produzido por pesquisadores de Curitiba.

Atualmente, o Museu de História Natural Capão da Imbuia já é referência nacional em pesquisa zoológica, e fica situado numa área de remanescentes de araucárias. Ele também é aberto ao público, e tem exposições sobre ecossistemas brasileiros, com animais empalhados e plantas, e uma trilha em meio à floresta de araucárias. Já a UFPR, que propôs a ideia do novo museu, possui acervos de paleontologia, plantas e insetos que somam mais de sete milhões de itens. Atualmente, eles são acessíveis a poucas pessoas.

Ainda não há um projeto de como será o novo museu. A compra da área ao lado do Jardim Botânico, aprovada pela Câmara, foi apenas o primeiro passo para que ele se torne realidade.

Reportagem: Estelita Carazzai

Original em: bandnewsfmcuritiba.com/vereadores-aprovam-compra-de-terreno-para-novo-museu-de-historia-natural-de-curitiba/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s